sábado, 14 de novembro de 2009

Chen Te e Chui Ta

"CHEN TE – Pois sou eu mesma:Chui Ta e Chen Te!
A vossa antiga recomendaçao
De ser boa e viver conforme o bem,
Me dividiu em duas, como um raio...
Eu nem sei como foi que aconteceu:
Ser boa para mim e para os outros,
Ao mesmo tempo,não era possivel.
Era demais,servir a mim e aos outros.
Como é dificil este vosso mundo!
A fome é tanta, é tanto o sofrimento!
A mao, que se quer estender a um pobre,
Ele tenta arrancar de uma vez só!
Quem procura ajudar a um desgraçado
Acaba se desgraçando tambem!
Quem é que pode resistir assim
À tentaçao de ser tambem ruim,
Se, para não morrer,
A carne alheia se tem de comer?
E onde iria eu buscar o necessario?
Só podia contar comigo mesma!
Mas com isso eu estava me acabando:
O contrapeso da boa intençao
Ia fazendo eu me enterrar no chao!
Eu precisava bancar o patife
Para poder andar mais à vontade
E vez por outra mastigar um bife!
Alguma coisa deve estar errada
Em vosso mundo: por que é que o mal
É premiado e o bem não ganha nada,
Quando por sorte não é castigado?
Eu tinha tanta falta de carinho...
Mas tambem tinha um secreto saber:
Minha mae adotiva me lavava
Na agua do esgoto, e isso me abriu os olhos!
E, ainda assim, ver a miseria alheia
Às vezes me fazia sofrer tanto
Que eu virava uma loba enfurecida:
Sentia a boca inchar com um focinho.
E as melhores palavras que eu dizia
Me arranhavam por dentro como cinza...
Mas, apesar de tudo, eu gostaria
De ser um anjo dos suburbios:era
Para mim um prazer fazer o bem.
Ao ver o rosto feliz, um sorriso,
Eu me sentia em pleno paraiso!
Agora vós podeis me condenar:
Se eu fiz o mal, foi só por ajudar
Meu semelhante e amar ao meu amante,
E por quere ver o meu filho a salvo
Da penuria... para os sublimes planos
Vossos, ó deuses, eu era somente
Um pequenino e pobre ser humano!"


A alma boa de Setsuan...
Ainda vou montar!

Um comentário:

  1. "Ser boa para mim e para os outros,
    Ao mesmo tempo,não era possivel."

    perfeito!

    ResponderExcluir