terça-feira, 15 de março de 2011

boas escolhas


"Eu entrei no teatro, quando eu tinha uns 9 anos, ou seja a quase 10 anos atrás, e entrei por acaso, sem nenhuma grande pretensão. Participei de um teste com umas 100 pessoas onde 20 seriam escolhidas pra fazer um curso de graça de teatro no municipal e eu passei,para a minha surpresa, passei.Começei a conhecer o teatro de um lado que não conhecia, o lado de dentro, o palco, a coxia, o camarim, e a cada aula, a cada ensaio, a cada exercício simples onde eu me superava eu fui me apaixonando.Fui conhecendo uma atriz que existia dentro de mim, que lutava pelo o papel que queria, que não desistia nos obstáculos que apareciam, que era a capaz de muito mais do que a menina que eu sempre fui.Descobri que eu Rafaela sou uma pessoa e a Rafaela atriz é outra.Descobri que no palco eu me sentia bem,descobri que aquele processo todo de marcação, de fazer figurino, de decorar texto, era o grande encanto do teatro e não os 60 minutos que passávamos em cena.Eu me apaixonei, sai do municipal, conheci outros grupos, outras pessoas e hoje a minha vida se resume a teatro, é minha base, minha essência.Os meus amigos vieram do teatro, a minha família se apaixonou por teatro e não vejo outra opção profissional que não essa.Por isso a escolha, por isso a faculdade,desde de o começo do teatro eu sempre tive necessidade de crescer, de aprender, de conhecer.Quero saber tudo que for possível, Brecht, Stanislavisk,Boal, e tantos mil outros. Quero conhecer melhor teatro do absurdo, tragédia grega , comedia de costumes e todos os gêneros.Eu, a quase 10 anos atrás me apaixonei por esse mundo e por cada detalhe que envolve ele, mas era só uma criança e pra mim saber que ia subir no palco já era o suficiente.Hoje eu preciso de mais.Preciso me formar sim nesse oficio as vezes tão difícil e nessa profissão as vezes tão ingrata, mas que há muito tempo é único caminho que é possível deu seguir.Eu hoje quero entrar nessa faculdade para saciar o meu desejo de conhecer e me aprofundar nesse mundo, que não considero apenas uma profissão,que me encantou quando eu era apenas uma menina e que agora na hora de me tornar adulta e é a escolha que eu decidi fazer."


Obs:Texto escrito no fim do ano de 2009, para o vestibular do Celia Helena.

Um comentário: